The Green Lake Strategy – Um metamodelo para design de mercados – Manoel Pimentel Medeiros

Categories Ageis, Eventos, Metodologias
The Green Lake

A estratégia do oceano azul, é um livro que ensina estratégias de como criar e trabalhar mercados, e vai de encontra ao oceano vermelho cheio de concorrência, e a entrada neste mercado normalmente é baseada no aproveitamento e diferenciação por baixo custo sobre o mesmo. Mas “como podemos escapar do oceano vermlho” achar mercados inexplorados, onde você possa estar sozinho, ou que a concorrência seja irrelevante, onde a diferenciação pela inovação possas ser feita pelo valor gerado, oque é diretamente pontuado pelo mercado. O oceano azul pode te levar a um nirvana.

 

 

Aí se vem um ponto de desconforto, com a indagação sobre alguém já criou um oceano? Como saímos de um oceano e entramos em outro? Podemos pensar em termos de vantagem competitiva? Ou talvez implicância competitiva?

 

A Implicancia competitiva pergunta sobre, qual o valor, raridade, dificuldade de ser imitado, podemos aproveitar esta imitabilidade do produto (http://en.wikipedia.org/wiki/VRIO). Produtos são copiáveis! Estratégias não, ou talvez mais dificilmente! Então que tal aplicarmos a VRIO em relação a estratégias?

 

What These Portfolios Are Missing
What These Portfolios Are Missing

 

 

O oceano você descobre, mas o lago você cria! Então o Manoel apresenta uma nova idéia para não sairmos do oceano vermelho para o azul mas sim criar um ecossistema interno ao oceano vermelho por meio de um lago verde, que pode ser elaborado, desenhado e posteriormente evoluído possibilitando uma futura ligação a novos mercados o oceano azul.

 

O lago verde e a criação deste ecossistema começa pela criação de uma estratégia além do produto, com um desgin de mercado, que apresenta como o seu produto vai se comportar internamento a um mercado ou diante de um público. Mas como sabemos qual o seu produto para que possamos criar este ecossistema?

 

O Manoel apresentou o Xis gaúcho, um produto espetacular e comum no mercado porto-alegrensse, mas que é incomun no mercado brasiliense, será que mais um sandwich em Brasília será copiável, qual a raridade ou o VRIO do mesmo? Segundo o Manoel o produto é facilmente copiável, mas a estratégia que a facilita, em questões de logística entre outros pontos são completamente e concretamente elaborados. Green lake indo ao oceano azul dentro do mar vermelho.

 

O crescimento pode ser crescido de dentro do lago como é o caso das fraquias do McDonolds e do Boticário, pouco se trabalha para a venda destas franquias, dentro deste ecossistema se cresce com várias franquias baseadas apenas no sucesso interno, o lago se expande. Imagine as apple stores, como o ecossistema criado provem o crescimento interno de venda de apps e etc.

 

O lago precisa ser cuidado sempre, os franqueados precisam ser acessorados, e o crescimento deste lado e dado pelo sucesso de seus participantes(TAE – Teoria da Alavancagem Estrelar).

 

Como cirar o lago? Primeiro precisamos criar um meta-produto, em seguida criamos o ecossistema, captação, alimentação/manutenção e por fim crescimento do lago. Não existem caminhos corretos e esta realização não possui dependência com dons sobrenaturais. Fica a dica é mais fácil criar um lago e não um oceano!